Myrtaceae

Eugenia adenantha O.Berg

Como citar:

Eduardo Amorim; Mário Gomes. 2021. Eugenia adenantha (Myrtaceae). Lista Vermelha da Flora Brasileira: Centro Nacional de Conservação da Flora/ Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

LC

EOO:

231.362,316 Km2

AOO:

104,00 Km2

Endêmica do Brasil:

Sim

Detalhes:

Espécie endêmica do Brasil (Mazine et al., 2020), com distribuição: no estado da Bahia — nos municípios Almadina, Arataca, Camacan, Itamarajú e Jequié —, no estado do Espírito Santo — nos municípios Águia Branca, Linhares, Santa Leopoldina, Santa Teresa e Sooretama —, no estado de Minas Gerais — no município Aimorés —, e no estado do Rio de Janeiro — nos municípios Barra Mansa, Itatiaia, Rio de Janeiro, São Pedro da Aldeia e Volta Redonda.

Avaliação de risco:

Ano de avaliação: 2021
Avaliador: Eduardo Amorim
Revisor: Mário Gomes
Categoria: LC
Justificativa:

Árvore com até 15 m de altura, endêmica do Brasil (Mazine et al., 2020). Possui distribuição em diversos municípios dos estados da Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Ocorre na Mata Atlântica, em Floresta Ombrófila (Mazine et al., 2020). Apresenta EOO= 196304km² e mais de 10 situações de ameaças. Apresenta coletas recentes, 2015 e, ocorrência confirmada dentro dos limites de Unidades de Conservação de proteção integral. Adicionalmente, não existem dados sobre tendências populacionais que atestem para potenciais reduções no número de indivíduos maduros. Além disso, não existem estudos afirmando que os usos descritos até o momento, comprometam sua perpetuação na natureza. Assim, foi considerada como Menor Preocupação (LC) neste momento, demandando ações de pesquisa (distribuição, tendências e números populacionais) a fim de se ampliar o conhecimento disponível e garantir sua perpetuação na natureza no futuro.

Possivelmente extinta? Não

Perfil da espécie:

Obra princeps:

Descrita em: Fl. Bras. (Martius) 14(1), 578, 1859. É reconhecida pelas inflorescências em fascículos, lobos do cálice livres no botão floral e bractéolas persistentes no fruto, pertencendo possivelmente à Eugenia sect. Umbellatae. Apresenta também hipanto e frutos glabros com superfície glandulosa, além de bractéolas lanceoladas ou estreito-lanceoladas, reflexas e persistentes no fruto (Valdemarin, 2018). Popularmente conhecida como Batingão.

Valor econômico:

Potencial valor econômico: Desconhecido
Detalhes: Não é conhecido valor econômico da espécie.

População:

Flutuação extrema: Desconhecido
Detalhes: Não existem dados populacionais.

Ecologia:

Substrato: terrestrial
Forma de vida: tree
Longevidade: perennial
Biomas: Mata Atlântica
Vegetação: Floresta Ombrófila (Floresta Pluvial)
Habitats: 1.6 Subtropical/Tropical Moist Lowland Forest
Detalhes: Árvore com até 15 m de altura. Ocorre na Mata Atlântica, em Floresta Ombrófila (Mazine et al., 2020).
Referências:
  1. Mazine, F.F., Valdemarin, K.S., Bünger, M., Faria, J.E.Q., Fernandes, T., Giaretta, A., Santana, K.C., Sobral, M., Souza, M.A.D. 2020. Eugenia. Flora do Brasil 2020. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. URL http://floradobrasil.jbrj.gov.br/reflora/floradobrasil/FB10340. (acesso em 27 de fevereiro de 2021)

Ações de conservação (3):

Ação Situação
1.1 Site/area protection on going
A espécie foi registrada nas seguintes Unidades de Conservação: Área de Proteção Ambiental da Serra de Sapiatiba, Área de Proteção Ambiental do Morro dos Cabritos, Área de Proteção Ambiental do Sacopã, Área de Proteção Ambiental Lagoa Encantada, Área de Relevante Interesse Ecológica Floresta da Cicuta, Parque Estadual da Costa do Sol, Parque Estadual da Pedra Selada, Parque Nacional da Serra das Lontras, Reserva Biológica Augusto Ruschi e Reserva Particular do Patrimônio Natural Recanto das Antas.
Ação Situação
5.1.2 National level on going
A espécie ocorre no território de abrangência do Plano de Ação Nacional para a conservação da flora endêmica ameaçada de extinção do estado do Rio de Janeiro (Pougy et al., 2018).
Referências:
  1. Pougy, N., Martins, E., Verdi, M., Fernandez, E., Loyola, R., Silveira-Filho, T.B., Martinelli, G. (Orgs.), 2018. Plano de Ação Nacional para a conservação da flora endêmica ameaçada de extinção do estado do Rio de Janeiro. Secretaria de Estado do Ambiente-SEA: Andrea Jakobsson Estúdio, Rio de Janeiro. 80 p.
Ação Situação
5.1.2 National level needed
A espécie ocorre em territórios que poderão ser contemplados por Planos de Ação Nacional (PAN) Territorial, no âmbito do projeto GEF Pró-Espécies - Todos Contra a Extinção: Território Rio de Janeiro - 32 (RJ), Território Espírito Santo - 33 (ES), Território Itororó - 35 (BA).

Ações de conservação (1):

Uso Proveniência Recurso
17. Unknown
Não existem dados sobre usos efetivos ou potenciais.